Navega Mecânica

AVISO IMPORTANTE
Atendimento na oficina mecânica em regime especial

REGRAS DE ATENDIMENTO

Estamos engajados no combate ao COVID-19

Direção



Direção hidráulica

É o sistema com mais uso nos carros que circulam no Brasil. A direção fica mais leve devido a uma bomba que faz circular o óleo dentro da caixa de direção. Essa lubrificação auxilia na hora das manobras. O bombeamento do óleo é impulsionado pela força do motor. Ou seja, só funciona com o carro ligado.

Direção elétrica

Nesse sistema existe um motor elétrico junto à caixa de direção para auxiliar seu braço e deixá-la mais leve. Ele é mais prático porque não precisa da tradicional bomba hidráulica e do fluído de óleo que são usados nos sistemas de direção hidráulica. O único problema que pode ocorrer é pane no sistema elétrico. Se isso acontecer, porém, a direção ficará pesada, mas não irá travar. O motorista seguirá com o controle do carro.

DICAS DIREÇÃO HIDRAULICA E ELETRICA DA NAVEGA

1

O sistema de direção hidráulica necessita de manutenção periódica, conforme recomenda o manual do proprietário de cada carro. É recomendável a troca do óleo da direção hidráulica a cada 50 mil KM ou pelo menos uma vez por ano.



2

O motorista deve checar regularmente o nível do reservatório. Se o óleo estiver acima ou abaixo do nível, a direção ficará pesada. Além da troca do fluido hidráulico é importante fazer o alinhamento e a troca da correia do motor que aciona a bomba hidráulica.



3

Caso a direção elétrica pare de funcionar, ela ficará dura, mas o motorista continuará tendo controle do veículo. É importante que nas manutenções regulares seja feita uma análise dos sensores e atuadores de direção elétrica.



Agendar Direção Outros Serviços